sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cidade dos Ossos

Publicação

Cidade dos Ossos foi primeiramente publicado nos Estados Unidos em 27 de março de 2007, pela editora Simon & Schuster. Um versão de livro de bolso foi publicada pela Simon Pulse (companhia filiada da S&S) em 19 de fevereiro de 2008. No Reino Unido nenhuma cópia de capa dura foi lançada, mas uma edição de bolso foi lançada pela editora Walter Books. No Brasil, a editora Galera Record, lançou esse e todos os outros livros da série Os Instrumentos Mortais. A editora também irá lançar a outra série da autora, As Peças Infernais, uma prequela para Os Instrumentos Mortais.7

Antecedentes

A idéia de Cidade dos Ossos veio originalmente para Cassandra Clare quando sua amiga a levou para ver uma loja de tatuagem. Ela lhe mostrou as pegadas no teto da loja que estavam cruzando e criando padrões, mas para Clare "Parecia uma batalha fabulosa e sobrenatural que havia sido travada por seres que tinham deixado suas pegadas para trás". Ela então teve a ideia de criar uma sociedade secreta de caçadores de demônios cuja magia fosse baseada em um sistema de Marcas tatuadas. Clare queria escrever algo que combinasse os elementos de uma fantasia tradicional e "Reformulá-los através de uma lente moderna e urbana".8

Temas principais

O tema do romance é a descida. Cassandra Clare disse: "É estruturado como uma jornada do herói para o submundo".9 O livro introduz o principal protagonista em um mundo sobrenatural/fantástico o qual ela nunca esteve presente e descreve sua jornada até lá como uma descida. Cada epígrafe do romance faz uma referência à descida. Outro tema principal é "esperar o inesperado".

Narração

A história é narrada inteiramente em terceira pessoa, no qual há um narrador onisciente que sabe todos os pensamentos dos personagens. Em quase todas as cenas, a narração está sob o ponto de vista da protagonista Clary. Há alguns trechos, no início da história, narrado sob o ponto de vista do demônio do Pandemônio e outro extremamente pequeno narrado por Hodge.

Cenário

A história toda se passa em Nova York. Clary é uma menina mundana que nasceu e viveu toda sua vida no bairo do Brooklyn. Ela descobre que tem o dom da Visão e, por isso, consegue enxergar o Mundo de Sombras, que se encontra escondido nas ruas da cidade e de todo o mundo. Vários lugares e bairros da cidade são citados ao longo do livro.

Capítulos

O livro é dividido em vinte e três capítulos, separados entre três epígrafes. No início de cada epígrafe, há trechos de poesias, entre as quais se destacam: Paraíso perdido, de John Milton; Eneida, de Virgílio e The Descent, de William Carlos Williams. Logo após os agradecimentos, há um trecho de Julio César, escrita por William Shakespeare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário